TORREIRA E ARTE XÁVEGA

Uma Experiência de Natureza fantástica, onde pode observar o ecossistema único da nossa Ria de Aveiro. Contemplação pelo Esteiro do Gramato e o Gramatal até à Torreira. Uma vila de origem piscatória, com uma cultura e uma história riquíssima.

Passagem pelo Esteiro do Gramato que é um conjunto de pequenos canais, que serviam de acesso às antigas Marinhas de sal (condicionados pela maré), onde proliferam uma fauna e flora vastas, caraterísticas da Ria. Um itinerário dedicado à Natureza. E mediante as possibilidades de navegação, vislumbre dos antigos e atuais Estaleiros de Construção Naval e navios da pesca do Bacalhau. Por último, temos uma área extensa designada como Gramatal até ao Cais do Guedes, na Torreira. 

Experiências complementares: Possibilidade de visita ao Estaleiro Museu de embarcações tradicionais, Visita à Torreira (uma vila de origem piscatória), assistir à Arte Xávega (mediante condições necessárias) e Almoços Tradicionais. A Arte Xávega é uma pesca artesanal, que ainda nos dias de hoje continua a ser praticada, em várias praias ao longo da costa portuguesa.